XI Simpósio





Lista de divulgação

Assine a lista de
divulgação da SBP




O Evento

A Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP) e o Grupo Archai: As Origens Plurais do Pensamento Ocidental (ARCHAI) promovem, em parceria e com o apóio dos Departamentos de Filosofia da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma nova edição dos seus encontros internacionais: XI Simpósio Internacional da SBP e o VII Seminário Internacional Archai.

O evento, firmemente delimitado no calendário científico-filosófico brasileiro, terá como tema o diálogo Simpósio (Banquete) de Platão e será realizado, pela primeira vez, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Recife. Este fato reforça a fundamental descentralização dos investimentos e dos eventos científicos que tem acontecido nos últimos tempos e, conseqüentemente, promove uma rede de colaboração e intercâmbio científicos mais homogêneos e necessários ao desenvolvimento nacional. Em se tratando da temática em questão, a História da Filosofia Antiga, é animador que este encontro realize-se neste tradicional centro cultural nordestino pelos benefícios diretos aos pesquisadores desta região, bem como pela possibilidade de promover novas relações entre os pesquisadores e, também, entre as instituições nacionais e estrangeiras.

O tema escolhido para o Encontro evidencia e reforça a importância estratégica da ocasião para os estudos platônicos: Simpósio de Platão é um diálogo fundamental no corpus platonicum pela sua beleza, fluidez e harmonia, como também pela sua temática Eros (o amor) que apanhado nos vários discursos mostra suas facetas e sua potência de fazer impulsionar os homens nas suas tantas atividades, até mesmo na investigação filosófica. É preciso ainda lembrar que Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP) está alinhada com a International Plato Society (IPS) – da qual a SBP é membro institucional –, e que este encontro servirá como preparação aos estudiosos em Platão para a próxima atividade mundial da IPS que acontecerá em Pisa (Itália) no ano de 2013, sobre o Simpósio de Platão. 

Um evento desta magnitude tem forte e decisivo impacto sobre os departamentos de filosofia que direta ou indiretamente participam dele (e, por via de conseqüência, sobre os cursos de graduação que, em geral, os precedem na preparação técnica dos alunos). Centenas de pesquisadores brasileiros contarão, em muitos casos pela primeira vez, com a real possibilidade de estabelecer contato acadêmico com estudiosos que se encontram na linha de frente da produção científica na área e, até mesmo, de preparar iniciativas conjuntas e processos de colaboração fundamentais para o aperfeiçoamento de suas habilidades formativas. Tudo isso é indispensável para o avanço da pesquisa científica de alto nível no Brasil. Por último, é preciso dizer que foram através de eventos como este que a SBP e o grupo ARCHAI ganharam relevância e reconhecimento internacional que podem ser exemplificados com a última de suas conquistas: o próximo evento da IPS, depois da Itália, aquele que acontecerá em 2016, sobre o Fédon de Platão, será realizado em Brasília e acolhido pela UNB.